segunda-feira, 25 de maio de 2009

Chefe , sim senhor!

Já não é anormal pessoas de determinada área estarem a labutar em outras diferentes das de sua formação. Os sonhos da geração pós-independência eram ser enfermeiro, médico, professor, engenheiro, chôfero (chauffeur), veterinário, agricultor e, hoje, por contigência da conjuntura que vivemos muitos desses sonhos mudaram e se quer ser, entre outros, engenheiro em informática, jornalista, escritor e, acima de tudo, chefe.

Chefe, sim senhor! Muitos confundem o estatuto de chefe com a profissão. Todos querem ser chefes, não importa de quê muito menos onde. O mais importante e o expoente máximo da carreira profissional é ter um cargo de chefia! Crescer profissionalmente numa empresa ou instituição pública ou privada e acima de tudo na mente das pessoas é deter o poder e ser-se chefe.

Talvez impulsionados pelo ambiente domiciliar, onde há chefe da familia, chefe das 10 casas, chefe do quarteirão, chefe (secretário) do bairro e ainda há chefe de turma, logo que se começa a socialização na escola. No trabalho, chefe de grupo, chefe da comissão, chefe de secção, chefe de departamento, chefe de... Como não alimentar o sonho de ser chefe?

Sem comentários: