terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prazeres orientais

O cliché comem-cães-serpente-cabeça-de-macaco-e-insecto resume os hábitos alimentares dos orientais, com principal enfoque para os chineses. O que muitos não sabem é que os orientais seguem o principio dos cinco sabores (doce, ácido, apimentado, margo e salgado) e dos cinco métodos de preparo dos alimentos (cru, fervido, grelhado, frito e cozido à vapor).

Assim, por exemplo, da cozinha japonesa se conhece o sushi (bolinhos de arroz temperado) e talvez o sashimi (carne ou peixe cru). Nos conhecimentos desta cozinha poderão ficar de fora agemono (frituras), yakimono (grelhados) e nabemono (cozidos à vapor) que ao contrário do que muitos pensavam não são nomes de pratos, mas a forma como são elaborados.

As iguarias karaaza, karokke, tempura, gyoza, kushiyaki, yakisoba, shabushabu, feng choc, serão conhecidas? E o chau chau, o chau min, a sopa ninho de pássaro, os bolinhos de arroz, os rolinhos de primavera, o serão? Tendo em conta a franca expansão da rede de restaurantes orientais na capital, os últimos pratos são talvez de conhecimento de muitos.

De benwa ou ben-wa já ouviu falar? As famosas bolas tailandesas? Então, massagem tailandesa, massagem japonesa, pompoarismo, tantrismo, breve, algumas páginas do kamasutra poderão ser defolhadas e postas em prática, ao vivo e a cores, muito mais perto do que se imagina: andam “gueixas” à solta nas ruas de Maputo!

11 comentários:

Shirangano disse...

“Gueixaaaaas”!!? Aonde? Eish! Preciso de uma massagem urgentemente.
A cozinha dos “manos orientais” é exótica demais, eish! Melhor mesmo é comer cacana, nhangane, mathapa, xiguinha entre outras comidas de cá da terra. Nelas não precisamos dos cinco sabores, apenas matar a fome.

Com as chuvas que vêm por ai, estou a pensar em inventar um prato chamado: Le Sapo a la Shirangano. Como sabemos, cá na terra quando chove no quintal nasce um pântano e crescem lá muitos sapos( ja viste como deus não abandona os seus filhos). Então, é só mandar as crianças atrás dos sapos. Pega no sapo abre a barringa e retira todas as tripas e outras sujidades - não deite fora - coloca na panela e uma cebola picada para sopa. Tempera muito bem o sapo e frita com azeite. Não esqueça do molho de tomate. Sirva com arroz branco ou xima. Já estou com água na boca, humm, hummmm... bom apetite! N.B: Se são cinco pessoas em casa, faça para dez.

Anónimo disse...

Coitadinhos dos bichinhos! Quanta maldade! Acho que vou virar vegetariana! Adoro animais e criancas. Beijinhos e muitas saudades. Gloria e sua turma

Ximbitane disse...

Calma, Shir! Alguém não vai gostar. Agora essa sopa, meu irmão, não está com nada, prefiro morrer a fome!

Ximbitane disse...

Mana, entendo a tua posição. Saudades também tenho eu, bjx pra team Matos

Jorge Saiete disse...

Ximbitane, esses nomes metem medo. Desde que tive conhecimento de que os manos mamam dog, ando com medo dos seus resteurantes. Sabes dizer se eles preparam cachorrinhos aqui em Maputo também?

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Hahaha, gostei muito do humor! Pois, pois, kama-sutra, as bolas, o tantra... sao artes fascinantes...

So nao entendi oque tinha elas a ver com os pratos...

Uma sugestao, servir um prato indiano, "sentada/o" numa das posicoes do kama-sutra ;)

hehehehe!


---
Shira, os franceses sao especialistas em sapos ou rãs (nao sei a diferenca)... Vejo-te em Paris, a promoveres o teu "Sapo ala Shi" hehehe

Ximbitane disse...

Saiete, não sei não pois dizem que a confecção do cão cheira muito mais do o que estamos habituados (fossas rebentadas, contentores de lixo, etc.)

Ximbitane disse...

Nyabe, o Shir traz uma proposta que vai rivalizar com um dos chef d'oeuvre mundias, as "cuisses de grenouille francesas. Hehehe...

A abordagem gastronomica da questao é para espevitar a curiosidade por paladares que ja existem em restaurantes da praça e anunciar que ha prostitutas provenientes do oriente nas ruas de Maputo

Nini disse...

Shir, queres massagem? Eu posso fazer com uma vassora e sera melhor que das gueixas!

Shir, tu tens lata! Xim, não cai na conversa dele. Ele é grande apreciador da culinaria japonesa e chinesa. O maior sonho dele é mudar-se pra essas bandas!

Porque não provar cão, macaco, etc, se calhar sabe melhor que os fast-food.
Ena! Essa de prostitutas não sabia, agora o produto nacional não tera saida.

lmdoliveira disse...

ximbitane, o que se aprende neste blog!
o comentário da vassoura "lindo" já agora, é com as barbas da mesma? é com o cabo? se é, com é manuseado?
Saúde para todos.

Criciúma Sex Shop disse...

Interessante! Para auxiliar seus prazeres confiram os produtos da Sex Shop desejo oculto