quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Show de estrelas mirins

O ultimo programa televisivo Quem te conhece, não te esquece jamais Moçambique em Concerto, brindou-nos com uma sessão sui generis: os artistas convidados (cantores, humoristas, instrumentista e apresentadora mirim) foram crianças (adolescentes e jovens) que foram apadrinhados por artistas de renome como Ancha, Sizaquiel Matlombe e Adérito Gomate.

Para além das potentes e belas vozes em bruto, que esperam lapidação por parte de artistas mais experientes e/ou de instituições apropriadas, como a escola de Música, o show foi ao vivo, no verdadeiro sentido da palavra, e não do já habitual, por estas paradas, play back.

A intrumentação de todo o show esteve a cargo do talentoso baterista, teclista e vocalista Sofixo, que mereceu, com pleno direito, uma vénia do professor e músico Adérito Gomate e foi sem dúvida a mais brilhante das estrelas do programa.

Este show, foi uma montra de que há talentos inatos precisando de orientação e de espaço para se fazerem valer ao contrário do que se vê nos dias de hoje pelos cantarinos. Aliás, espero sinceramente que muitos tenham aprendido alguma coisa das estrelas mirins, afinal nunca é tarde para aprender.

8 comentários:

Unknown disse...

Lembra-se da entrevista concedida ao produtor Roland pelo Magazine Independente, que se afirmou no mercado musical nacional com o projecto Mabulu, dizia estar revoltado contra a Vidisco e a Globe Music, por não terem acedido a uma proposta de editar músicas de um grupo por si criado, "Seguindo Sonhos". Roland explicou a necessidade de criar uma academia que apelidou de "Academia dos sonhos" onde trabalha com crianças dos 10 aos 17 anos de idade, que irão, até ao final deste ano, lançar três álbuns com estilos diferentes, Gospel, Pop music e músicas de Natal. "As crianças devem fazer músicas para a sua idade e não o Mc Roger, Ziqo e outros que cantam por aí, que mais não fazem se não viciarem menores com músicas promíscuas" rematou o nosso entrevistado.

Será que o que é bom não é comercial? outros diziam que o Roland quer se aproveitar das crianças como forma de barrar as pequenas Cúca, Sheila, Micha e Kátia.

Faço votos que elas avancem pelo bem dos meus filhinhos. Bjs

Jorge Saiete disse...

Xim, eu acho que Gabriele Junior é dos apresentadores mais sérios e criativos da actualidade, apesar de alguns deslizes. Eu assisti este último programa e apreciei os dotes do Sofixo, vi nele um rapaz com futuro, precisando apenas de alguem para o ajudar a dar os primeiros passos. O moçambique em Concerto já fez a sua parte, agora fica a responsabilidade para o ministério de Aires Ali e outros que trabalham na area porque há que pegar naqueles talentos e potencia-los para a felicidade de todos nós.

Ximbitane disse...

Chacate, infelizmente nao sei responder as essas questoes. Ninguém é substituivel, creio que cada um deve criar os seus passos. Como os miudos nao conhecem os meandros do mundo artistico devem ser guiados. Nao achas?

Ximbitane disse...

Concordo contigo, Saiete, o ministério de tutela que tome conta!

lmdoliveira disse...

olá!
Ximbatine está "mal" guardar as coisas boas e não as partilhar com os outros. Para quando colocar no blog essa musica moçambicana para os que estão longe?

Unknown disse...

Ximbita, desconfiado não ter me percebido! apenas cito uma entrevista do Magazine à Roland que Guia as pequenas Cúca, Sheila, Micha e Kátia. Onde ele se refere as barreiras que encontrou para levar o projecto avante como forma de evitar o vício criado pelas música do MC. Roger, Ziqo e outros, afinal trata-se de uma coisa tão boa quanto aqui vimos no último final da sema! E acrescento que podemos muito bem vender o que é bom em vez do "Pimba"! não fiz nenhuma pergunta mana!

"Ninguém é substituivel" Sim Não. porque cada qual cria seu espaço, mas é preciso compreender que na auxência de boa coisa consumimos o péssimo como o que acontecia com as nossas crianças antes do "Seguindo Sonhos". Bjs

PS// No telejornal de ontem na TVM há um fulano que apareceu a dizer que a música tradicional está a voltar a tomar as rédias.Felizmente.

Ximbitane disse...

Oh, Oliveira, bem que eu gostaria. Vou evidar esforços nesse sentido. Mas, mesmo assim, pode ter acesso a algumas músicas no blog "esta a bater"

Ximbitane disse...

Tudo bem, Chacate, também vi esse pronunciamento. Apesar de o Roland se ter queixado, ainda assim, acho que as estrelas mirins devem ser acompanhadas para nao criarem em si o espirito "consumista" que a música, em particular, gera nos artistas.