sexta-feira, 28 de março de 2008

Fora da mira

Rios de dinheiro são gastos em campanhas visando combater a doença do século, mas aparentemente os efeitos só se fazem sentir nos bolsos fundos dos que estão a frente de tais campanhas. Os números falam por si:

- Taxa de prevalência do HIV/Sida na província de Maputo: 2001: 16%, 2002: 18%, 2004: 20.7%, 2007: 26%!

- Taxa de prevalência por zonas a nível do país: Zona Sul: 21%, Zona Centro: 18%, Zona Norte: 9% e a Nível Nacional: 16%!

- Até ao ano de 2006 estimava-se em 500 novas infecções por dia em todo o país. Em 2007 estimou-se que cerca de 1.6 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV, podendo em 2010 aumentar para 1.9 milhões de pessoas!!!

Dentro desta estatística, estão certamente incluídos alguns excluidos das campanhas de publicidade, que no entanto tem uma vida sexual activa ou expõem-se a infecções por desconhecimento, os portadores de deficiência (invisuais e surdos/mudos) e idosos, pois a sua vida não acaba com a reforma no trabalho e/ou na menopausa.

Pelo que noto, até ao presente, as campanhas tem sido a favor da prevenção entre jovens “normais” onde se promove o uso do preservativo e/ou à abstinência sexual. De prevenção inclusiva (que abrange todos grupos sociais) e prevenção positiva (para os infectados, sobretudo nesta altura em que os hospitais-dia, que promoviam palestras nesse sentido encerram às catadupas) pouco ou nada se vê.

Urgem, portanto, campanhas de sensibilização e combate a pandemia do século que incluam toda uma Nação sem exclusão de pessoas que aos olhos da lei estão cobertas pelos mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão moçambicano.


Fonte: Relatório do Núcleo Provincial de Prevenção e Combate ao Sida de Maputo e Relatório das Nações Unidas sobre HIV/Sida, Sessão Especial de Janeiro de 2008

5 comentários:

Basilio Muhate disse...

lxBlog interessante..parabéns...viva a emancipação feminina !!

david santos disse...

Olá, Ximbiante!
Estou como o basilio muhate. "viva a emancipação feminina". Parabéns pelo post.

NURIN JAZLIN
MURDERED. 9 YEARS OLD. WHY? ARE WE HUMAN?
.
Please!
TO AVOID SUCH A TRAGEDY HAPPENING AGAIN, AND FOR THE SALVATION OF OUR CHILDREN, WE ARE DOING A WORLDWIDE CAMPAIGN, DISPLAYING THE IMAGE OF NURIN JAZLIN JAZIMIN IN BLOGS ALL OVER THE WORLD ON 25TH APRIL 2008. LET'S NOT FORGET NURIN JAZLIN.

Quero ver a foto de Nurin Jazlin neste blogue, ok?
Abraços

Ximbitane disse...

Muito obrigada pela força, Basilio Muhate, espero conseguir, com sua ajuda é claro, levar o barco a bom porto!

Ximbitane disse...

Agradeço também a sua visita, David Santos. Tudo farei para ter um cantinho para o Nurin e outras crianças arrancadas de brutalmente de suas familias.

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!