segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Media de nojo

Pecuinhas, fofocas e escândalos… A guerra das audiências, ainda que não declarada, já se instalou entre nós. Para além dos habituais repórteres, já existem papparazzis que, munidos de câmeras fotográficas ou de máquinas acopuladas aos telemóveis, que têm o mesmo efeito, circulam nas nites de Maputo para « checar » quem, da ala VIP (por sinal escolhida a dedo, não vão estes processá-los) ou da classe « cantarina » (potenciais vitimas), salta da linha.

Se na impressa escrita é pela via de leads altamente incendiários e imagens em tamanho quase real, que se desperta a curiosidade inata dos homens, os canais de televisão ou melhor as figuras por detrás das câmaras da televisão já se deram conta que flagrar ilustres conhecidos em tremendas saias curtas ou escavar os seus podres é uma forma de garantir maior audiência para os seus canais.

Alguns pseudo-apresentadores, assumidos « reis dos bifs », por outra fofoca, sem dó e nem piedade, com maestria de fazer inveja a muito policia de investigação criminal, escapelizam as suas vitimas até a exaustão não se importando sequer com os que podem ser manchados pelos pingos desse escândalo (cônjuges, filhos, familia e a sensibilidade da sociedade).

Para manter os telespectadores colados à telinha, tem o desplante de aguçar-lhes o voraz apetite com a promessa de um repasto requintado. Insistentes apelos para que preparem «prato, garfo e faca… porque há bifs » são a senha para queimar tempo e pôr o inconsciente telespectador ligado do principio ao fim do programa sob pena de ver a « fome » adiada para o dia seguinte.

Nessa onda, sendo eles também « estrelas » passíveis de pisar o risco, fazem-se esquecidos do tamanho de sua própria cauda e tem o despróposito de desrespeitar a liberdade/sandice dos outros acusando-os de trairem seus parceiros enquanto eles mesmos vivem também do fruto maduro e doce da traição. Que nojo !

8 comentários:

Nkutumula disse...

E agora surgiu um programa "Tindzava". Ontem neste programa falaram mal de uma amiga minha acusando-a de ter estado com o Don Kikas! Viram a menina a sair de um local e estava em frente, a 3 metros do Don Kikas dele, mas concluiram que ela estava com o cantor. E pior, disseram que o tal sitio era um hotel!

Brincadeira de mau gosto

Ximbitane disse...

Cruz credo, Nero! Esses tipos deitam abaixo a reputação de alguém em poucos minutos

Mzimu wa Akayinga disse...

Beefs so beefs. Es mesmo observadora atenta. Alias, hoje em dia nao se deve passear se nao e so FOTO, FOTO!!!

Unknown disse...

hehehehehe!... cuida se Ximbi! é o fim de xixi nas paredes e acácias da cidades mana kkkkk....

Ximbitane disse...

Heheheeh, Bihale, de vez em quando tenho que ver os "alimentos televisivos" que os meus filhos engolem!!!

Ximbitane disse...

Antes fosse, Chacate, antes fosse. O problema é que estao preocupados em destruir e separar pessoas do que unir, isso sim "nhenhentsa"!!!

Basilio Muhate disse...

Ximbi

Super text...i like it !!
Os media estão a lutar contra si e quem sai vitimado à a sociedade...entre biffs, paparazzi´s e gafes, salve-se quem puder...já agora vem ai uma nova rádio...mais um para o campo de batalha das FM´s.

Ximbitane disse...

Opa, mais radio é coisa boa. Vamos la é ver o que é que nos vão "servir". De bifs e tindzavas é que nao nos queremos alimentar