segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estorias em Maputo (23)

Ah, voltando a estória das empregadas, as senhoras realmente não têm preguiça. Para além de serem bifeiras, das makas dos patrões, são engenhosas. Por exemplo, muitas empregadas têm bata ou outras vestes para usarem na hora do trabalho. Certo ! Pela manhã, quando elas chegam, trazem suas próprias vestes que, em principio, devem vestir na hora de despegar. Certo !

Ora, muitas vezes, as vestes que são trazidas vestidas, na hora de entrada, são injustamente lavadas e engomadas no local do trabalho. Algumas nem sequer se inibem em trazer um fardo de roupa para lavar e engomar as expensas dos patrões, sobretudo se esses, engolidos pela dinâmica da vida, e nem se dão ao luxo de verificar como andam as coisas lá em casa.


Algumas empregadas quando, por exemplo, têm algum evento festivo no fim-de-semana (casamentos, baptismos, lobolos, etc.), não têm as mesmas inquietações que seus patrões quanto as griffes para igual evento. Nem com os acessórios, muito menos com a maquilhagem. Só se preocupam com o penteado, só e mais nada !

Sem stress, e sobretudo se os contornos corporais forem aproximados, entre patrões e empregados, estes não se coibem em seleccionar vestes dos primeiros e fazerem-se a festa, para a admiração dos convidados concientes de suas posses, chiques de doer. Como não lhes dói mesmo nada, ao lote de vestes, incluem-se as clutchs da patroa chata, os sapatos e outros acessórios, escapando apenas a gravata da confi* do patrão!

*confiança, de estimação

2 comentários:

micas disse...

Xim

Não se se hei-de dizer que isso é abuso...descaramento ou se é...GANDA LATA!

Ximbitane disse...

Hiii, eu também não sei! A vida ta tão puxada que esta valendo qualquer coisa e salve-se quem puder!!!