sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alerta vermelho

Qualidade e segurança são preceitos que contam bastante na escolha da escola na qual as crianças, adolescentes e jovens se (vão) forma(r)m. Na concorrência com escolas públicas, frequentemente as escolas privadas são eleitas por apresentarem, a par de outros aspectos não negligenciáveis, perfis com altos padrões de contrôle na segurança e na qualidade de ensino.

Verdade é que essas escolas transmitem tanta segurança que muitos pais se limitam, em grande parte dos casos, em manter em dia as mensalidades com alguns laivos de participação em reuniões para as quais são convocados, quando não enviam o filho, empregada ou guarda para os substituirem.

Naturalmente, o facto de estudarem em tais escola, em alguns casos, faz parecer que esses meninos são filhos de pessoas com muitas posses, o que não pode de toda a forma ser generalizado. Contudo, o meio de transporte, os casacos, o calçado e as pastas de marca, os leitores de música e telemóveis top gama, deitam por terra qualquer argumento nesse sentido.

Como há gente que não está cega a "esses argumentos", os meninos bonitinhos passam a meninos-vitimas pois outros meninos, mais vividos e "empreendedores", aproveitam-se desses sinais para os aliciarem, com sua amizade e compreensão dos problemas que caracterizam essa faixa etária, para caminhos obscuros onde impera sobretudo a poeira e o fumo.

A principio em pequenas doses, "só para experimentar" e pouco depois, quando já começa a animar, no "se quiseres mais traz lá tako, tuas sapas, algo da tua casa ou cenas do teu kota, pra gente biznar e dividir", os argumentos que reflectem o modus vivendi dos meninos bonitos transforma-os em isco do que todos sabem que existe por aí e esperam que não exista entre os muros escolares.

2 comentários:

Magus DeLirio disse...

Oi mana!

"Sad but true"- Metallica.

Infelizmente,a procura pela seguranca leva-nos a expor os nossos petizes.

Repare, por exemplo, que alguns pais ou encarregados de educacao, 'pagam' para que suas filhas, que por algum motivo, perderam muitos anos (chumbaram muito) continuem a estudar no curso diurno, alegando que nao e seguro estudar no nocturno. O q eles nao sabem, porem, e' que uma menina crescedinha, no meio de criancas, acaba sendo mais vistosa e, por conseguinte, uma potencial vitima de assedio sexual por parte dos seus professores. E assimm sendo, onde esta a seguranca?

Essa de pensarmos que dinheiro resolve, e uma autentica utopia. O caminho e' outro. Cabe a nos todos encontra-lo.

Tamusjuntus!

Ximbitane disse...

Hehehehe, de facto... Cada cabeça a sua sentença... Tamusjuntus!!!