terça-feira, 7 de abril de 2009

Penteado perigoso

Recentemente desloquei-me, com certa urgência, a um salão de cabelereiro para desmanchar tranças e lavar o cabelo. Logo, tratou-se de um local ao qual não sou cliente assidua com a particularidade de ser unissexo, designação engraçada pelo facto de servir homens e mulheres.

Enquanto esperava que chegasse a minha vez, tive especial cuidado em reparar nos homens que lá estavam ou se dirigiam. A chegada, estava um jovem a fazer um corte com figuras geométricas que exigia algum traquejo do barbeiro e o trabalho final foi espectacular!

Logo de seguida, sentou-se na cadeira da barbearia, um petiz dos seus 5 anos acompanhado pela irmã de aproximadamente 8 anos. Pela aparência da cabeleira do miúdo este parecia-me ter “tinha”. Zum e vrum, em poucos instantes o miúdo ficou completamente careca, o que deixou evidente a primeira imprensão.

Mal o barbeiro varrer a sujeira feita pelos clientes anteriores, entrou na berlinda um senhor de raça branca com alguns fios de cabelo branco. Zum, vrum, aos poucos o cabelo do senhor começou a ser aparado ao seu gosto e... trás, o senhor manda um grito!

Curiosos e aflitos, todos viramo-nos para ver e perceber o que se estava a passar: uma borbulha ou mesmo pele, um pouco mais abaixo da orelha tinha sido esfolada e estava a sangrar. Aflito, o senhor apenas quis um penso rápido para estancar o sangue que escorria.

Mulher prevenida vale por..., abri a minha sacola e saquei um penso para o socorrer. Entretanto, antes de pôr o penso, o barbeiro molhou um pedaço de algodão, usado para retirar verniz, embebeu-o em alcool e passou no ferimento do preocupado cliente que não mugiu e nem tugiu.

De relance olhei para o tal alcool: nem de longe se sentia aquela fragrância forte, com o agravante de ser colorido! O penteado do cliente foi finalizado, o trabalho pago e o barbeiro pegou no mesmo pedaço de algodão já usado, o embebeu com mais um pouco de alcool e limpou a máquina. Pronto, estava esterlizado para o próximo cliente!

A minha urgência perdeu sentido! Retirei-me do salão alegando indisposição pois já era minha vez. Ah, é verdade, eis Tabela de preços da barbearia do referido salão: corte simples: 20,00Mt; corte especial: 45,00Mt; punk: 30,00Mt e juba: 10,00Mt. Agora, Pare e Pense, vale a pena correr o risco de ser contaminado por um preço tão baixo?

8 comentários:

Shirangano disse...

Eish...que situação!
Evidentemente que não vale a pena correr o risco de ser contaminado por um preço tão baixo e por nenhum outro preço - pese embora existam pessoas que não olham para os meios qdo o intuito em poupar os seus bolsos dum provavel "saque". Mas nos como clientes dificilmente saberemos se a maquina foi ou não esterlizada. A sua sorte foi assistir ao filme ao vivo e a cores.
Isto eh para dizer que a responsabilidade não parte somente de nos, eh necessario que o barbeiro seja uma pessoa idonea. Mas infelizmente as poucas vergonhas e neglegencias no pais são filhos (justificadas) da pobreza.

Qto a esse tal alcool, ha quem me garantiu que o mesmo foi alterado e coloriram porque haviam individuos que misturavam com sumo e consumia. Era mais barato e a pancada era maior comparado com a cerveja e outras bebidas alcoolicas.

El Patriota disse...

Olha Ximbitane, por mim nao devias ter desistido porque depois punham-te o álcool que mataria todo tipo de microorganismos que pulululam por ai... Ate porque um corte pra nao seria nada mau... fui

Ximbitane disse...

Bebiam? Poxa, essa parte eu nao conhecia, Shir

Ximbitane disse...

Felix, nao quero acreditar que es dos que dizem + vamos la sem camisa porque eu estou limpo +, tudo porque somente aparentas bom estado fisico?

Amigo, homem prevenido vale por dois!

Anónimo disse...

Xim, mais uma coisa bastante importante e complexa que trazes. nao sei se sera possiveil esterilizar (que se consegue por exposicao de um instrumento a temperatura acima de 100 gruas por mais de trinta minutos) uma maquina de barbear daquelas que conhecemos, pode-se e desinfectar, com alcool por exemplo mas, a desinfeccao nao destroi virus! E esta? Acrescente ai pincas, aquelas maquinetas que usam para tirar cuticulas, maquinas para tatoo, e essas coisas todas que constavam dos primeiros planos de prevencao do VIH e que sumiram...Emidio Gune

Reflectindo disse...

Xim, como podes te lembrar, por exemplo no Imensis, sempre levantei este impacto de coisas como esta na dissiminacão de HIV/SIDA. Entretanto, acho que isto, assim como os "enfermeiros" ambulantes não interessa a ninguém, por isso nunca há debate sério sobre isto. Será porquê?

Ximbitane disse...

Gune, avancas com mais uma das minhas preocupacoes, perigos da manicure e pedicure.

Ximbitane disse...

E porque haveriam de interessar, Reflectindo? Eles estao bem, tem barbeiros top gama, vao aos melhores hospitais e nos? Devemo-nos eh preocupar connosco mesmo alertarmos o maior numero possivel de pessoas sobre esse perigo.

Veja que na mente de muita gente o virus do Sida so se transmite pela via do sexo, o que eh um grande erro