segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estórias de Maputo (4)

Em constante metamorfose...

Pandora, já vendeu de tudo um pouco (mobiliário, vestuário, electrodómesticos, acessórios diversos, cortinado, etc).

Belita, depois de oferecer um infindável número de servicos, é agora um escritório do povo. Qualquer um pode digitar, imprimir, scannar e fotocopiar documentos.

Metamorfomizados...

John Or’s e Pigally e agora só tratam do Tako.

Colmeia, abatido por um enxame de abelhas internacionais, num cantinho juntou pastelaria-restaurante-padaria e mini-mercearia, noutro, um supermercado!

Djambu: Diz quem viveu nos tempos aureos do Djambu que aquilo era um show. Hoje o Djambu reduziu tanto o seu espaço que só resta o nome.

Metamoribundos...

Jardim Tunduro, a estufa de Maputo virou lixeira e covil de gatunos. Do antigo lago dos cisnes, ficou uma doce lembrança.

Café Continental, encerrado por ordem do Tribunal por causa de uma divida a um funcionario, perdeu-se a magia dos pastéis de nata com canela.

Vila Algarve. Casa linda que devia servir de sede da Ordem dos excelentissimos doutores advogados, mas... ainda nao esta em Ordem!

Metassassinados...

Hortofruticula de Maputo. Espaço de distribuição e venda de produtos horticulas ao Mercado Central transfere-se para a zona alta da cidade (será uma réplica do Zimpeto?)

Foto Lusitano. Ainda que infíma, uma parte do "retrato" de Maputo foi engolida pelo hospital da Cruz Azul.

Metafalecidos...

Prédio Pott. Um clássico na contrução nacional (prédio com base e madeira)

Café Scala. Pastelaria e Salão de Chá servia galões que só combinavam com os pastéis de nata da moribunda Continental...

Ndjinguiritane, a loja que vestiu e alimentou alguns "Continuadores da Revolução" na década de 80, ja veste outras gerações. Quiça os antigos ndjinguiritanes, hoje adultos?

Metamorfoses maputenses...

1 comentário:

JOSÉ disse...

Gostaria de pensar que as metarmofoses são o preço que temos de pagar pelo progresso, mas infelizmente não é assim neste caso, a cidade fica descaracterizada com o desaparecimento de tantos pontos de referência.