quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estórias em Maputo (20)

As jovens empreendedoras, algumas mal sucedidas em negócios na terra do samba; outras cansadas de se degladiarem com os porteiros de Ressano Garcia, Goba e do aeroporto [haja fôlego !] ; algumas com boutiques e salões de beleza, mas com outros horizontes mais na mente ; outras ainda, com pose de boneca em escritórios da praça, procuram, como todo moza que se preze, formas de aumentar o seu budget.

Ora, visto que o negócio inesgotável e de lucro imediato, após o ramo alimenticio, é o do vestuário, acessórios e cosméticos, as manas dia-a-dia empenham-se mais. Infelizmente, como muitas vezes os valores demandados para muitos desses produtos estão aquém do bolso de muita gente, e as manas, inspiradas pelo advento do empreendedorismo, avançaram para outras modalidades.

Em grupos de 2, 3 ou 4, as manas juntam-se e compram igual número de fardos de roupa (blusas, calças, camisas, saias, etc.) e dividem entre si contribuindo, desse modo, para que possam vender as peças de roupa aos pares. Assim, ao invés de venderem só blusas, combinam blusas com calças, camisas com calças, saias com blusas, vestidos com casacos, por aí em diante.

As manas que não dispõem de muito dinheiro para compras em grupo, vão ao dzudza, no Xipamanine ou Compone. Estas, tal como as manas em grupo, facilitam a vida de muita dondoca, pois para gaúdio das últimas, que afirmam que não txuna da xicalamidade, as manas vasculham e sacodem ; seleccionam e escolhem ; discutem e pechincham. No final das compras, ainda lavam, softam e engomam os txunes.

Passado que é este estágio, as manas pegam no télélé e fazem contactos para a lista VIP, geralmente de pessoas com dívida, pois quanto maior fôr melhor, informando que “já tenho uma blusa verde que combina com aquelas calças que ainda não pagaste". Mediante resposta da cliente devedora ou não, afinal tako só no fim do mês, pacientemente as manas chamam acabam chamando toda a lista de clientes de A à Z.

De seguida, sem stress, ou a paciência não é a chave da alegria, as manas metem-se no chapa, sobem e descem prédios (com ou sem elevador), adentram casas, escritórios, ministérios, centros de saúde, barracas, etc. Até a ausência do boss é aproveitada para transformar o place em passarele… Ah, é verdade, algumas funcionárias, públicas ou privadas, que aproveitam o fim-de-semana para fazer um tour nos dumbas, também entraram no negócio. E ainda dizem que turbismo é bizni de professores, ah !

6 comentários:

Gil Cambule disse...

Well posted!
Desta «panelinha» local que preferiste chamar Ximbitane, sai um cozido muito nosso que agrada a qualquer bom leitor.
Parabéns!


PS: passe por mim em: http://direitopensado.blogspot.com

micas disse...

Sem conhecer a realidade aqui retratada, os meus parabéns Xim pela sua forma acutilante de expor esta e outras postagens.

Acutilância...firmeza....coragem por tratar as coisas pelo nome.Força!

Abraço

Ximbitane disse...

Oh, Cambule, assim fico encabulada. Obrigada pela força! O mais importante mesmo é retratar o nosso modus vivendi, alertar contra a compra de gato por lebre, florear quando é possivel, enfim... Partilhar as Estorias de Maputo!!!

PS: Nao so vou visitar o Direito Pensado como também vou coloca-lo nos meus links para facilitar o acesso

Ximbitane disse...

Micas, alegra-me saber que acompanha aos meus devaneios. Acredite, tento sempre ir ao encontro de que nao conhece esta realidade, mas as vezes é-me dificil.

Combinemos uma coisa: se ha algo que nao percebe, diga-me que eu esclareço, na medida das minhas possibilidades.

Outro abraço fraterno

micas disse...

Obrigada Xim pelo seu oferecimento.

O meu problema não é não entender.É que embora Moçambicana de todos os costados e principalmente de alma e coração...vivo longe da terra.Tento estar informada de tudo que se vai passando, mas não vivendo aí, há sempre coisas que se perdem. A visita que fiz o mês passado e por muito proveitosa que tenha sido....não chegou para tudo.

Um beijo amiga

Ximbitane disse...

Oh, Micas, mantenho a minha intençao manda vir que dou um help!

Bjinhos