segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estórias em Maputo (30)

A principio pequenos, insignificantes, quase que invisíveis, com o desenvolvimento da Grande Town, que ao mesmo ritmo se degrada, um contigente de seres nojentos, por todos ignorados, metamorfosea-se e, tal como muitos maputenses, multiplica-se e vive tranquilamente sem cumprir nenhuma postura camarária.

Senhores absolutos do subsolo de Maputo, os ratos ou melhor as ratazanas, alimentados pelo descaso dos legítimos habitantes desta terra, são talvez, nestes tempos de apertar mais um pouco o cinto, os únicos "citadinos" que, sem reclamar, engordam a olhos vistos.

Fossas cépticas rebentadas ou entupidas, dejectos a rolar pela cidade abaixo, lixo por tudo quanto é lado, tanto no interior como no exterior dos edificios e habitações que engalam Maputo, negligência dos citadinos e de "quem de direito", as condições para que esta população reine e impere, estão completamente garantidas.

Eleitos como cobaias, em centros de pesquisa, pela similaridade,em muitos aspectos com o ser humano, a convivência com estes seres asquerosos é prejudicial para a saúde humana pois estes são portadores de doenças transmissíveis ao Homem como, seja o Diabo surdo e mudo, a peste bubônica.

8 comentários:

Jácome D`Alva disse...

Ximbi,
Ratos gordos de 4 patas, cegos pela escuridão no subsolo. Ratazanas de duas patas e proeminentes panças á superficie talvez devido aos inseparáveis oculos escuros.
Tudo gordo, na mesma relação em que a maioria definha.

Mais um quadro vivo e real do nosso quotidiano e um sério aviso a quem deve agir. Esperando que alguem acorde.

PS: Por falar em acordar. Eu hoje pela manhã, levei mais um daqueles abanões de dar insónias ao maior adorador de Morfeu. Lês-te isto?:

http://www.averdadeonline.com/destaques/nacional/10-dos-rapazes-mocambicanos-sao-vitimas-de-violacao-sexual.html

Ximbitane disse...

Heheheehe, Jacome, que analogia entre as patas... Confesso que tal nao me passara pela cabeça

Anónimo disse...

Que Deus nos acuda!!!
A Câmara Municipal deve organizar-se no sentido de manter a cidade limpa.
Ratos, Ratazanas, baratas, mosquitos, etc. proliferam onde existe muito lixo acumulado ou águas parádas.
Deveriam de multar qualquer pessoa que fosse apanhada a despejar lixo em sítio impróprio, autorizar que se pusesse o lixo no passeio, no recipiente destinado a tal, no dia próprio da sua recolha pelos serviços municipais,... etc.
Deveriamos de ensinar em casa, aos nossos, de pequeninos, que não devem deitar nada para o chão, que tudo deve ir para o caixote de lixo, que não devem atirar garrafas, latas, pacotes vazios de batatas fritas, papeis de rebuçados, etc. pelas janelas dos carros em andamento ou pelas varandas dos prédios.
Deveria de se formar equipas, distribuidas pela cidade de Maputo, cuja campanha seria a de promover o gosto pela limpeza da nossa cidade/país e a melhor forma de cuidarmos e preservarmos o nosso património, que é de todos.
Desta forma, evitar-se-iam muitas doenças e mostrariamos o quanto amamos a nossa terra.
Maria Helena

Ximbitane disse...

Hahahahhahaa, desculpe-me Maria Helena, mas tive uma crise de riso.

Agora, falando friamente, esse seu comentario me faz lembrar a minha infância em que aos sabados ia a escola para fazer a sua limpeza. No domingo a campanha era no prédio!

Hoje, cada um varre a sua casa e encosta a sujeira na porta do vizinho. Ja ninguem se importa com nada.

Vejo num predio proximo ao meu, uma senhora que estaciona seu carro top gama por cima de fossas rebentadas. O que fez a mesma: montou um percurso de pedra para nao pisar a merda. Ha gente inteligente! Custa mandar consertar?

Anónimo disse...

Por causa das atitudes de pessoas assim, é que vivemos como vivemos.
Se pensarmos no país, no orgulho em que temos por sermos cidadãos desta nobre nação, então as coisas comecariam a tomar outro rumo.
Temos de pensar mais em NOS, como COMUNIDADE, deixar os egoísmos para trás.
Não podemos esperar que o governo faça tudo, podemos tomar a iniciativa, o governo está no poder, porque alguém votou para tal, governos podem ser substituídos, mas país existe só um: Moçambique - terra onde todos vivemos.
Maria Helena

Ximbitane disse...

Oh, cara Maria Helena, neste pais cada um olha para o seu umbigo e o que gira em torno dele. So existe o seu mundinho e nada mais. NOS é uma utopia, afinal é ao EU que devem venerar e admirar

Abdul Karim disse...

Mana Ximbi,

Estas como ponta de lanca da seleccao femenina, camisola 11.

Manda ai umas tartes como deve ser.

Ximbitane disse...

Ah, Karim... Tou melhor como selecionadora, hehehe