segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Urgências ...urgentes !

A questão, não é nova, já aqui foi abordada mas, há necessidade de a exumar pois, recentemente, no programa Consultório Médico, que é de louvar, apresentado pela médica oftalmológica Amélia Buque, na nossa televisão (TVM), o tema voltou a baila.

A convidada do programa, a pediatra Valéria Isabel, foi ao mesmo para falar das sintomatologias que podem levar crianças às Urgências de Pediatria. Do que pude reter sobre os ditos sintomas são os mesmos que estão indicadas e anunciadas em Urgência adiada : febres (37.5º C), vómitos e diarreia agudas.

Para além dos indícios acima descritos, a pediatra chamou atenção para outras maleitas que associadas criam um cocktail mortal nas crianças como as convulsões, vulgo doença da lua, pois por detrás destas podem estar escondidas meningites e/ou malária.

Na lição sobre as urgências infantis, Valéria Isabel falou dos sinais que as crianças dão quando não se encontram de boa saúde: desidratação, hipotermia, dificuldade de respirar, cianose, choro de irritabilidade, tremores, calafrios e tosse seca.

Referiu ainda e com particular ênfase para as dificuldades de respiração causadas pela asma grave, que deve ser urgentemente tratada, e da aspiração de corpos estranhos (brinquedos de pequenas dimensões, especial atenção com balões, e alimentos pequenos e soltos como o amendoim, feijão, sementes, etc.).

Sem comentários: